19.1.07

Cara de Bicho Preguiça

Um desses dias, quando cheguei ao meu trabalho, encontrei três funcionários observando um bicho-preguiça que subia uma árvore do museu Emilio Goeldi. Um dos funcionários riu da lentidão do bichano e lembrou o quanto isso ajuda aos caçadores.

Ficamos alguns segundos filosofando acerca do animal e dos absurdos da caça com uma brisa úmida temperando a tarde. Quando vi que o bicho iria demorar a alcançar a copa da árvore, segui para minha sala. Mas não deixei de pensar naquela preguiça.

Vocês já repararam na cara do dito animal? Claro, não foi naquele dia em que vi a cara dele! Estava muito distante. O quanto não me pergunte, não sou bom em medições. Importa apenas que já via o naipe da figura, provavelmente em algum documentário do Animal Planet.

O bicho-preguiça sempre me pareceu ter duas caras. NÃO! Não quero dizer que ele é dissimulado! Por favor,... Tenho sim, duas impressões sobre a sua aparência.

Durante muito tempo me pareceu uma cara de lezo. Não lerdeza sinônima de vagaroso, mas de idiota, pomba-leza! Parece que nunca entende nada, nem vai se aborrecer com nada, meio, “sou da paz porque não entendo de política”.

A segunda impressão, e isso me veio naquele dia, é de o bicho-preguiça ter uma cara de angustiado. Vocês já repararam?!?!?! Parece sofredor, existencialmente em crise, quase uma personagem de “Gritos e Sussuros” – por esse aspecto, seria o animal de estimação perfeito de Graciliano Ramos. Parece-me estar passando por uma grande dor. Estaria ele se questionando da sua presença no mundo?

O mais certe é sua angústia proceder da sua lentidão! Cara, imagina o quanto deve angustiar querer chegar ao alto da árvore e levar um tempão porque sua fisiologia é essa?! Deve ser um horror!!! Pelo menos para mim. Não teria menor paciência para ser uma Preguiça, nem ter cara dela!

Diga-se, um amigo meu tem uma tremenda cara de Bicho-preguiça. Ele é avoado, vive se queixando do mundo, anda devagar e dorme muito.

Se você tiver, meu leitor, algum amigo que tenha uma das características pode chamá-lo de Bicho-preguiça!
01/12/2005