3.11.06

Deixa Os Homens Trabalharem Direito


Na atual crise dos aeroportos, provocada pela operação padrão dos controladores de vôos, as empresas aéreas são vista pelos clientes como as culpadas pela crise. Não tiro a razão dos consumidores; revolto-me com o governo não se perceber que o único culpado é o governo. A crise era prevista desde 2003, segundo relatórios governamentais. Por que nada foi feito? Por que não foram contratados novos operadores?
O Governo Federal é responsável e deve indenizar todos que sofreram prejuízos comprovados com a crise. A base deste argumento é a responsabilidade estatal por ter se omitido de algo que era previsto. Aqueles que se sentirem lesados, devem mover ação contra a companhia aérea e esta mover ação contra o governo. Esta lógica tem por base o Código de Defesa do Consumidor. Segundo esse diploma legal, o consumidor pode mover uma ação contra qualquer dos responsáveis da cadeia de consumo. E como as empreses e o governo formam uma rede, o consumidor pode direcionar sua ação contra qualquer um deles.
Minha sugestão: mover ação contra as empresas. Elas que se resolvam com o governo depois.

Não condeno a operação padrão, apesar de ter viagem marcada para breve. Os operadores lutam por melhores condições de trabalho e segurança. Segurança em vôos é interesse de todos. Poxa, deixa os homens trabalharem direito.

Também não posso deixar de me indignar com as cenas de pessoas sendo mal tratadas nos guichês, a polícia reprimindo protestos de consumidores que querem apenas receber seus direitos. Todos aqueles que não embarcaram, deveriam receber refeição e, sendo o caso, hospedagem! Deixa o homem viajar!

O jornal Folha de São Paulo, ao lado da foto deste poste, colocou a imagem do presidente re-eleito Luiz Inácio Lula da Silva dormindo. A frase, em baixo do foto do presidente, era “deixa o homem descansar!” Ora, o culpado da crise foi o governo Lula. Mas, como viajou muito durante a campanha, e cuidou do povo com carinho, ele pode descansar enquanto o povo fica penando nas salas dos aeroportos!